Momentos de Reflexão
A força da palavra é a expressão do pensamento
Capa Textos Perfil Contato
Textos

BRASIL, CELEIRO DO ANALFABETISMO

Deus me concedeu a oportunidade de viver 50 anos no século XX, e continuar minha peregrinação neste século atual (XXI), em pleno ano de 2025, de onde tive o privilégio, no passado, de ter sido alfabetizado e concluído os meus estudos, através de escolas estaduais, com uma qualidade de ensino excelente.

Tínhamos, nesta época, o privilégio de estudar em colégio estadual, onde os professores eram verdadeiros catedráticos em suas matérias, nos transmitindo os seus conhecimentos, com prazer incomensurável, o que nos facilitava o aprendizado.

A profissão de professor, era de uma importância tão grande, que o respeito e o carinho da sociedade a estes profissionais, eram visíveis, a ponto das famílias se sentirem orgulhosos dos filhos que abraçassem esta magnifica profissão.

Por outro lado, os professores eram verdadeiros educadores, tendo autoridade sobre os seus alunos, aprovados pelos pais, a lhes ministrar castigos pelo não cumprimento do dever escolar.

Hoje, ai do professor que castigar um aluno na sala de aula! A família é a primeira a se rebelar contra o professor, e o Estado, como um todo, penalizando o professor por tal atitude. Enquanto no passado os alunos respeitavam os seus professores, hoje, os professores são desrespeitados e agredidos pelos alunos e suas respectivas famílias.

Além do mais, as ordens ministradas pelos órgãos públicos, é que os alunos não devem ser reprovados no ano. Isto significa, a continuação do despreparo intelectual do aluno.

Infelizmente, o nível de professores preparados neste século, tem sido lastimável, uma vez que, os únicos colégios, que continuam aceitando estes profissionais, são sem sombra de dúvidas, as escolas públicas, face a baixa remuneração que são pagas aos seus professores. Os melhores preferem ensinar em redes particulares, mesmo assim, são obrigados a ensinarem em vários colégios, para completar a renda familiar.

Este é o principal motivo das famílias, com melhor condição financeiras, transferir os seus filhos para colégios particulares. Cabe ao Governos exigir professores gabaritos em suas disciplinas, bem como, procurar remunerá-los com salários que dignifiquem a profissão que abraçaram. Assim como, rever as normas e procedimentos dos colégios, estabelecendo critérios de autoridade que evitem, serem o seu corpo docente, agredidos e desrespeitados pelo corpo discente da unidade escolar e pelos seus familiares.

Infelizmente, este quadro deplorável de ensino não retornará ao nível, antes alcançados, por aqueles que tiveram a oportunidade de estudarem no século passado. Bem como, não poderia ser ao contrário, pois, o mundo vem se evoluindo, de maneira tal, que os jovens de hoje, estão muito mais preocupados em passarem de ano do que aprenderem o que lhes foram ministrados, bem como, pesquisarem os assuntos apresentados em sala de aula.

Onde se encontra a matéria Educação Moral e Cívica? A Moral preceitos e regras estabelecidas e admitidas pela sociedade, se transformou em imoral, e a Cívica que se desenvolve a partir da honra pela pátria, se transformou no antipatriotísmo. A falta de não saberem cantar o Hino Nacional e o desrespeito com a nossa Bandeira do Brasil, é exemplo do antipatriotísmo dos nossos filhos, e do povo como um todo.

Brasil, serás para os seus filhos, o celeiro da evangelização, a bandeira da moral e da dignidade do vosso povo, não permita que nossos filhos e netos percam o amor por esta terra abençoada por Deus, conceda a todos a alfabetização necessária para seguirem os seus caminhos, com segurança, na certeza de poderem conquistar os seus objetivos. Dê aos nossos professores, a dignidade que lhes fora sequestrado, pois sem ela, fica impossível a sua permanência na atividade que abraçaram.

Minhas lagrimas são águas que resfriam o meu rosto, do calor aquecedor da minha face, diante de tanta amargura que estamos vivendo neste Brasil, decorrente da enfermidade contraída das doenças malignas que estão dilacerando a nossa sociedade humilde, diante de tanta violência, falta de fraternidade e muito mais, do desinteresse dos nossos representantes com relação ao sofrimento do nosso povo humilde e ordeiro.

Leonel Farias
Enviado por Leonel Farias em 24/03/2025
Alterado em 28/03/2025
Comentários