Momentos de Reflexão
A força da palavra é a expressão do pensamento
Capa Textos Perfil Contato
Textos

ERAMOS FELIZES E NÃO SABIAMOS

O tempo foi se exaurindo, sem nos apercebermos o quanto estávamos se afastando de um passado tão bonito e felizes momentos que vivemos.

Vivemos momentos infanto-juvenil, em grupos de amigos, criativos no que concerne a criação de brincadeiras, donde, tínhamos o hábito de jogar bola, brincar com bola gude, esconde-esconde, guerreou e muitas outras brincadeiras, numa convivência pacifica, sem medo de ser importunado por quem quer que seja, pois, não havia em nossa época, delinquentes nos ambientes da nossa convivência.

Éramos crianças unidas com um único objetivo, brincar, quando não estávamos na Escola.

As nossas professoras, eram verdadeiras substitutas das nossas mães. Eram rígidas quando merecíamos ser castigados, por qualquer ação delituosa que praticássemos.

Se necessário, nos colocava de castigo, de pé em frente a parede, quando não puxava nossas orelhas, lembrando-nos do erro que praticamos. Tudo isto como apoio dos nossos pais. Nem por isso, deixamos de ter um grande amor por todas elas.

Crescemos, num ambiente saudável, onde as amizades de infância continuaram na nossa adolescência e juventude.

Acredito, que como eu, ainda muitas são as famílias que continuam, até a presente data, unidas pelo mesmo sentimento de outrora.

Quanta liberdade tínhamos em nossas vidas. Nada nos importunava. Reuníamos, quase que diariamente, e nos fins de semana, nos uníamos para um passeio e/ou festas em casas de outros amigos.

No meio em que convivi, não conheci nenhum amigo viciado em tóxico. O vicio era paquerar e jogar futebol.

Televisão, só assistíamos quando havia programa de interesse pessoal. As meninas eram viciadas em novelas. Os homens em jogos televisionados de futebol. Fora isso, nos reuníamos para um bom bate-papo.

Não pretendo como isso, julgar a formação dos nossos jovens, bem como, a educação que ora são aplicadas as nossas crianças. Só sinto o fato deles não terem tido a oportunidade que nós, os mais antigos, tivemos em nossas vidas de criança, juventude e fase adulta.

Toda a tranquilidade e segurança que tínhamos em nossa vida passada, hoje, é só saudade, pois a insegurança não permite que os nossos netos possam gozar com a liberdade que tínhamos no passado.

Hoje, vivemos enclausurados em casa e/ou num condomínio fechado, receiosos de sairmos e sermos surpreendidos por um marginal enfurecido, com desejo de ceifar as nossas vidas e a dos nossos entes queridos para roubar apenas um celular.

É lamentável, meus amigos. Sinto saudade do que passei. Busco a felicidade no presente. Almejo um futuro feliz. Tenho certeza que como eu, vocês também sentem esta mesma saudade.

Leonel Farias
Enviado por Leonel Farias em 06/02/2025
Comentários