VIDA DE GARI
Essa profissão surgiu no Rio de Janeiro, no Brasil Império, através de Pedro Aleixo Gary, contratado para organizar os serviços de limpeza das cidades.
Homens humildes, servidores do Império, sentiram-se prestigiados por terem sido contratados para exercerem a profissão de Gari, uma vez que, sem eles, as ruas e avenidas se tornariam intransitáveis em decorrência do lixo armazenado na via pública, se transformando numa verdadeira calamidade pública.
Ainda hoje, estes profissionais continuam nos servindo, e queira Deus que jamais sejam substituídos por uma máquina. A não ser que seja uma máquina manipulada por eles, reduzindo o desgaste físico e proporcionando maior rapidez na limpeza urbana.
Observamos que estes homens trabalham incessantemente, sem se queixarem do árduo trabalho que executam, tanto individualmente, como coletivo na coleta do lixo pelo caminhão.
Como não prestigiarmos estes profissionais, que expõem suas vidas a contraírem doenças, a serviço da comunidade?
No entanto a comunidade ignora estes indivíduos, que acima de tudo, são trabalhadores a serviço desta própria comunidade.
Os serviços prestados pelos Garis, lhes confere a nobreza de um homem preocupado em realizar o seu trabalho, em defesa da saúde pública, uma vez que, o lixo pode provocar uma epidemia de doenças infecciosas e contagiosa, aos habitantes, alcançando um grande número de pessoas.
Infelizmente a sociedade e os poderes públicos não conseguem enxergar a importância dos serviços prestados por esses homens e mulheres.
O desprezo e a humilhação sofrida, só fortalece o seu ego, trabalhando para se tornarem pessoas respeitadas por todos
Muitas vezes, estes profissionais, trabalham nesta digna profissão, a fim de manter os seus estudos, bem como, a manutenção das suas famílias.
Suportar tratamento humilhante, da sociedade, não significa que eles não são capazes de galgarem uma melhor condição profissional, e muito menos, serem incapazes de se fazer presente em uma Universidade.
Muitos chegaram a alcançar os seus objetivos, se tornando um profissional de nível superior, respeitado e admirado por todos.
Não podemos e não devemos subestimar a capacidade de alguém pela posição social que ocupa nesta vida.
No entanto, as sociedades elitistas mantem distancia destes servidores, subestimando a sua capacidade intelectual, como se não fossem capazes de vir a ser um profissional de destaque na vida pública.
Salve os nossos irmãos Garis pela sua humildade, dignidade e amor pelo que faz e pelo próximo.
Não existe maior exemplo para quem deseja vencer na vida, do que abrir mão da vaidade e do orgulho, e acreditar que todos nós, somos capazes de superar as nossas adversidades e dificuldades, lutando pelo nosso crescimento material e espiritual.
Gratidão amigos Garis, vocês são os maiores exemplos de força de vontade em vencer todos os obstáculos em suas vidas.
Mais vale um Gari vitorioso do que um “Doutor” derrotado.