As leis de Causa e Efeito são utilizadas no cristianismo, bem como em outras religiões, como referência a existência de Deus.
Todo princípio na vida, nos leva a crer que todo efeito decorre de uma causa.
Deus criou a humanidade, independentemente de cor, raça ou credo, sem nos conceder nenhum privilegio, oportunizando-nos o livre-arbítrio a seguir a vida que desejamos.
Como podemos analisar as causas que nos levam a efeitos desastrosos, a fim de não mais cometermos estes desatinos?
A Criação nos concedeu inteligência para que usássemos com inteligência, em todas as nossas tribulações na vida.
Somos dotados de inteligência, necessitando exercitar a inteligência, agregando em nossa memória, ensinamentos que a vida nos oferece no dia a dia.
Ter consciência de que a vida está relacionada com a necessidade de sobrevivência, nos mostra que devemos seguir um caminho que não nos leve a derrotas, e a consequências das quais não conseguiremos solucionar.
As causas dos nossos problemas, encontra-se dentro de cada um de nós.
Façamos, num momento especial, num local silencioso, uma reflexão com relação as nossas atividades diárias, a fim de identificarmos erros que haveremos de analisar para que eliminemos, de uma vez por toda, em nossa vida.
Estando vigilantes quanto as nossas atitudes, e analisarmos o que é certo ou errado, seria uma das maneiras de evitarmos as causas e as consequências dos seus efeitos.
As LEIS DE CAUSA E EFEITO, existem para que sejamos comedidos em nossas atitudes como seres racionais que somos.